Venda Muito Mais: As Melhores Estratégias de Marketing para Alavancar seu Negócio Online

5 (100%) 1 vote

carrinho-de-compras

“Fernanda é uma brilhante jovem, formada em duas faculdades, até fez curso de inglês fora do país, mas, como boa parte dos brasileiros, ela só recebia uns R$ 1000,00 por mês em seu emprego. Já triste por ter investido tanto em uma educação de qualidade e não ter visto os frutos, ela teve ainda mais uma decepção.

Querendo realizar o sonho da casa própria, Fernanda procura então uma corretora de imóveis para comprar um apartamento. Porém, para aumentar sua tristeza, ela é informada que para comprar um apartamento simples em sua cidade, precisaria, no mínimo, de um salário de R$ 10mil!

Há há! Fernanda riu, para não chorar.

Muito decepcionada, sabendo que se continuasse naquela mesmice nunca conseguiria comprar seu tão sonhado apartamento, Fernanda toma uma atitude que muda totalmente sua vida: ela aprende sobre marketing digital, abre seu próprio negócio online e aplica tudo o que aprendeu.

Hoje, Fernanda pode realizar seus sonhos e, ela garante, sem se matar de trabalhar.”

A história de Fernanda não é fantasiosa, ela aconteceu de verdade. No final do artigo vou deixar alguns links interessantes para você, inclusive do depoimento de Fernanda para você assistir na íntegra.

Bem que essa história poderia ser a sua né…

Imagina poder realizar seus sonhos mais desejados? Ultrapassar os obstáculos que a vida impôs a você? Ter um grande aumento na sua renda aplicando estratégias simples, ao seu negócio online, porém de muito impacto?

É justamente sobre isso que vamos falar hoje aqui. Você vai conhecer as melhores estratégias de marketing e aprender sobre o poder delas para aumentar muito suas vendas.

Olha só o que você vai aprender hoje:

  • O que é marketing
  • Que poder ele tem
  • Quais são as principais estratégias de marketing e como colocá-las em prática
  • O que dizem os especialistas
  • Quanto investir por mês nas estratégias de marketing

E aí, achou interessante?

Então não perca tempo, compartilhe este post e continue lendo sobre as estratégias de marketing.

O que é Marketing?

marketing-o-que-e

Primeiro, tenho que dizer o que marketing não é.

Se você acha que marketing é sinônimo de vendas, pode tirar o seu cavalinho da chuva. Marketing não é vendas, mas vendas é uma consequência de um marketing bem feito.

“Aha, então já sei! Marketing é propaganda né, Valéria?”. Nana nina não, marketing também não é propaganda. Mas a propaganda está inserida no marketing, sim.

Complicou?

A gente descomplica junto. Bora lá!

Marketing é o processo de estudo e ações que visam entender os mercados para atender as necessidades por meio de produtos ou serviços adequados.

Market, em inglês significa mercado. Sendo assim, podemos entender o marketing como um cálculo ou estudo do mercado, mercadologia.

A proposta do marketing é gerar valor para o cliente, visando um relacionamento que seja lucrativo tanto para o cliente quanto para aquele que atende a necessidade dele.

Para utilizar o marketing de maneira inteligente e assertiva, visando o sucesso do seu negócio online, você precisa dos principais ingredientes do marketing: o conceito dos 4Ps, proposto por Phillip Kotler.

Os 4Ps são compostos por  Produto, Preço, Praça e Promoção. Esses ingredientes precisam estar em harmonia tanto quanto os ingredientes de um prato de comida saboroso. Entenda mais sobre eles:

  • PRODUTO – Refere-se ao que o você vende (bens e serviços). Pensando sempre na qualidade, diferencial e benefícios que oferece para satisfazer as necessidades do cliente.
  • PREÇO – Especifica qual o valor monetário do seu produto. É necessário avaliar, dentre outras coisas, o preço de custo, lucro, descontos e preço da concorrência. Este último vai influenciar diretamente na sua competitividade no mercado.
  • PRAÇA – Analisa onde você disponibilizará seu produto/serviço para o consumidor, o local onde sua empresa está inserida e como será a distribuição. É importante incluir aqui também a logística no que se refere a dias e horários de funcionamento e entrega, bem com possíveis dificuldades para o acesso do cliente ao que você oferece.
  • PROMOÇÃO – Lembra que eu falei que a propagando não era marketing mas estava inserida nele? Pois então, aqui está. A promoção é propagar sua empresa, marca, produto e serviço para seu mercado.

Com isso, creio que você já entendeu bem o que é marketing, vejamos agora qual o poder que a aplicação das estratégias de marketing tem sobre seu cliente.

O poder do marketing

poder-forca-estrategias-de-marketing

Poder é definido com a capacidade de realizar determinada ação.

O poder do marketing é conquistar mentes. Ele tem a capacidade de capturar pensamentos e influenciar atitudes.

Pode parecer meio macabro, mas não é isso. Não é mesmo, pois o marketing não é manipulador, mas com certeza é persuasivo.

Com o uso do marketing, você seduz clientes de forma sutil e certeira. Você vai entrando no inconsciente deles e se instalando para encaminhar mentes incertas a uma certeza.

Dentre outras coisas, o poder do marketing abrange:

  • Descobrir oportunidades
  • Perpetuação no mercado
  • Conquistar clientes
  • Obter alto retorno financeiro
  • Construir sonhos
  • Criar modas

Quais são as principais estratégias de marketing e como colocar em prática

estrategias-de-marketing

As estratégias de marketing são inúmeras. Mas separei aqui as melhores para alavancarem seu negócio online aumentando sua vendas.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Conteúdo. Você vai conseguir resultados ainda melhores com ele, se andar de mãos dadas com o Marketing de SEO e o Marketing de Mídias Sociais.

É uma das estratégias de marketing mais populares. Com o Inbound Marketing você obtém ótimos resultados nas suas vendas sem precisar aumentar seus investimentos.

Para o Inbound Marketing, informações através de conteúdo relevante é o que as pessoas precisam no mundo de hoje e não apenas um discurso de vendas direto.

Como fazer?

Você cria conteúdo relevante, que gere valor às pessoas que compõem o seu público-alvo. Isso vai posicionar você, sua empresa, sua marca positivamente na mente do seu público.

Dessa maneira, você atrai seus potenciais clientes e clientes, envolvê-os, para então, gerar vendas.

Com o Inbound Marketing, você vai educando seu público. E quando ele estiver pronto para a compra, ele mesmo vai atrás de você.

Esse conteúdo que gera valor pode ser feito com posts em blogs, vídeos, podcasts, ebooks e muito mais.

Marketing de Links Patrocinados

Imagine você colocando um comercial da sua empresa no horário nobre dos maiores canais de TV. Isso aí é o que você faz com a estratégia de Marketing de Links Patrocinados, só que ao invés de ser na TV é na internet.

Você vai aparecer em destaque em páginas como a do Google, por exemplo.

O uso dessa estratégia já é bem usual, mas mesmo assim continua dando ótimos resultados. Já que o Google possui 95% dos sites brasileiros nele e mais de 90% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar algo, vale muito a pena essa estratégia. Mas para isso você precisa investir dinheiro.

Como fazer?

Como os links patrocinados mais utilizados atualmente são os do Google, vamos focar neles. Porém, os links patrocinados do Facebook estão com bom crescimento.

Você se cadastra no Google Adwords, realiza uma campanha com o anúncio que deseja (um curso, uma postagens etc.), escolhe as palavras-chave, faz uma segmentação para alcançar seu público-alvo, define seu orçamento e a cada clique que os clientes dão no anúncio eles são redirecionados para a página de destino que você escolheu (uma landing page, uma página de vendas etc.) e parte do seu orçamento vai sendo gasto.

Esses anúncios vão aparecer para as pessoas de acordo com as palavras-chave que elas digitarem no buscador do Google e de acordo com a segmentação que você fez no seu anúncio. Também aparecem em sites que fazem parte da rede de display no Google.

Por isso é necessário pensar bem nas suas escolhas de segmentação e também utilizar palavras-chave de cauda longa, que geralmente tem melhor relação custo-benefício.

Marketing Emocional

Você sabia que 85% dos brasileiros compram por impulso? Dá uma olhadinha nessa pesquisa interessante do SPC Brasil.

Fonte: https://www.spcbrasil.org.br/uploads/st_imprensa/spc_release_pesquisa_educacao_finaceira.pdf

Fonte: SPC Brasil

 

O estudo ainda aponta que, a cada 10 entrevistados, 4 compram por ansiedade, tristeza ou angústia. fatores totalmente emocionais.

Utilizando esse gatilho, a estratégia de Marketing Emocional tem o objetivo de mobilizar as pessoas através de seus sentimentos. Nesse tipo de marketing os sentimentos são analisados para satisfazer o cliente e gerar vendas.

É um marketing direcionado ao coração e não a mente.

Por meio dele as pessoas identificam sua empresa como uma empresa mais humana e menos financeira, uma empresa que se importa com as pessoas e não somente com o dinheiro delas.

Como fazer?

Você deve criar imagens, sons, textos e vídeos que emocionem e envolvam seu público-alvo. Esse material leva o cliente a se identificar com sua empresa e criar um vínculo com ela.

Trabalhe muito bem a linguagem para que você não venda um produto, mas sim a realização de um sonho.

Explore, principalmente, sentimentos que evoquem a história do seu cliente, lembranças da infância, sonhos nunca realizados, autoestima e expectativas frustradas.

Com esse processo você vai conseguir se beneficiar de vendas e fidelização do cliente.

Micromarketing

Apesar do termo ter ganhado mais destaque ultimamente, ele já é uma área comum do marketing.

Trata-se de segmentação. As atenções são focadas em um pequeno grupo que compartilha de características semelhantes.

É uma estratégia de marketing bastante assertiva.

Como fazer?

É necessário que você faça uma análise bem detalhada do seu público e delimitar seu foco a esse público analisado.

Ao realizar uma campanha ou desenvolver um produto você vai pensar no que é mais relevante para o público que você segmentou e direcionar todos os seus esforços em cima disso.

Marketing de Mídias Sociais

As redes sociais são uma das maiores tendências da atualidade.

A estratégia de Marketing de Mídias Sociais visa fazer uso das maiores redes sociais para gerar engajamento e relacionamento entre a empresa e as pessoas.

Deve ficar claro na sua mente que nesses canais você não deve trabalhar vendas diretamente, mas sim relacionamentos, que, por sua vez, podem gerar vendas.

Como fazer?

Primeiro, procure as redes sociais onde o seu público mais participa.

Depois, entendas a vocação dessas redes sociais. O Instagram, por exemplo, gira em torno do “estilo de vida”. Já o Facebook abrange relacionamentos mais profundos e informações.

Com isso definido, produza conteúdo de qualidade com foco na vocação de cada rede social e sempre tendo em mente criar vínculo de relacionamento com seu público.

Email Marketing

Essa estratégia é antiga e teve muita rejeição no início dos anos 2000 pois era entendida como sinônimo de spam, devido ao mau uso dela pelas empresas. Atualmente as empresas estão reaprendendo a utilizá-la e grandes benefícios financeiros têm surgido disso.

Então, seja inteligente e faça um favor a você mesmo. Nada de enviar email para quem não deu permissão!

O Email Marketing consiste do envio de mensagens por email, com foco em relacionamento, para pessoas cadastradas em sua base de emails.

Como fazer?

Você recebe o cadastro de email das pessoas, pode ser para receberem as atualizações do blog, baixarem um PDF etc.

Para registrar essa base de email adequadamente é necessário uma ferramenta de email marketing.

Com esse cadastro você inicia uma sequência de emails visando criar relacionamento com essas pessoas, ganhar a confiança e aumentar sua autoridade.

Envie emails com conteúdo de qualidade, que realmente seja valioso para essas pessoas que confiaram em fornecer a você o email delas. Apenas esporadicamente envie um ou outro email sobre um produto.

Marketing de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de tornar seu site mais facilmente encontrado nos buscadores.

Através dele, páginas ou o site mesmo são otimizados para terem um posicionamento melhor em sites como o Google, Yahoo e Youtube, por exemplo.

Vale a pena ressaltar que o SEO leva alguns meses para ter resultado.

Como fazer?

SEO é uma estratégia barata, porém trabalhosa. As técnicas para aplicar são inúmeras. Dentre elas, destaco algumas ações que você precisa realizar.

  • Utilizar palavra-chave com quantidade alta de pesquisa, dentro do seu nicho e trabalhá-la bem dentro de seu texto.
  • Trabalhar a palavra-chave no título
  • Utilizar url claras
  • Otimizar imagens em tamanho, sem perda considerável de qualidade, e incluir a palavra-chave no nome dela
  • Fazer conteúdo relevante
  • Utilizar um site que seja responsivo

Além desses fatores, que são internos, ainda existem os fatores externos que influenciam o posicionamento do seu site, como é o caso de link em outros sites apontando para o seu.

Mobile Marketing

O Mobile Marketing é a estratégia com foco nos dispositivos móveis, utilizando da melhor formas as características particulares e funcionalidades desses aparelhos para interagir com clientes e possíveis clientes.

As compras realizadas através de aparelhos móveis, como smartphones, está em crescimento. Segundo pesquisas, 4 de 5 consumidores utilizam seu smatphone para compras.

Isso torna o Mobile Marketing uma estratégia interessante de se investir.

Como fazer?

Posso destacar para você as seguintes ações em Mobile Marketing:

  • Sites responsivos
  • QR Code
  • SMS
  • Aplicativos
  • Bluetooth
  • Whatsapp

Marketing de Guerrilha

Essa é uma das estratégias que acho mais interessantes.

Com o Marketing de Guerrilha você deve esquecer o convencional e pensar totalmente fora da caixa.

É o tipo de estratégia de marketing utilizada por pequenas empresas que buscam ganhar destaque em terreno dominado por uma grande empresa. E isso, geralmente, é feito com pouco investimento.

Como fazer?

É difícil dizer como fazer, porque a ideia aqui é justamente fazer o inusitado, o imprevisto, o inimaginável.

O que posso fazer é dar um exemplo que aconteceu bem diante do meu nariz.

Na minha cidade, por décadas, uma empresa de ônibus dominou o ramo. Alguns anos atrás, estava eu andando em meu bairro na correria da vida, quando uma vaca gigante passou na minha frente. Parei na mesma hora!

Claro, não era uma vaca de verdade, mas era um ônibus totalmente “vestido” de vaca. Ele estava adesivado por completo, como uma grande vaca. Até as tetas tinha!

Eles também “vestiram” alguns ônibus de zebra e onça. Isso sim é uma estratégia inusitada. Essa empresa havia comprado alguns ônibus novos e aproveitou a oportunidade.

Chamou minha atenção, de muita gente da cidade e de outras cidades também onde eles prestam serviço. Isso tirou o foco da empresa de ônibus dominante e levou mais atenção para eles.

A regra aqui é ser criativo e original.

Marketing Viral

Imagine a epidemia de uma doença.

Uma pessoa  é infectada com essa doença X, que passa para mais duas pessoas que ela teve contato, e essas para as pessoas próximas, essas então por sua vez para mais outras e assim vai…

Essa é a ideia do Marketing Viral. Um conteúdo é criado e passado para pessoas que passam para outras etc. conquistando milhares e até milhões de compartilhamentos e visualizações.

A medida que a viralização ocorre, seu produto/serviço/empresa se torna cada vez mais popular.

Como fazer?

Faça algo surpreendente e de grande valor para as pessoas, disponibilize em canais super populares (ex.: Facebook e You Tube), cause emoções, não limite o público e promova o compartilhamento.

 

Você conheceu as estratégias de marketing, agora precisa aplicá-las de forma adequada para realmente ter sucesso em seu negócio online.

Eu conhecia razoavelmente as estratégias de marketing e mal sabia aplicá-las. Mas por uma ação divina, eu diria, apresentaram para mim um curso que trataria desse assunto e muito mais. Confesso que quando me falaram achei bom demais para ser verdade.

Mas o curso era justamente para quem sabia pouco ou nada de negócios online, ou seja, euzinha mesmo (rsrs)! Relutei um pouco em comprar, mas parcelei o preço e hoje eu não me arrependo de nada.

Pra falar a verdade, eu me arrependo sim, é de não ter comprado antes. Porque o curso Fórmula Negócio Online foi um marco na minha vida.

Se você ainda se sente inseguro, como eu me sentia, sobre qual seria a melhor forma de aplicar principais estratégias de marketing e de conduzir seu negócio online, o Fórmula Negócio Online é sim a solução, é a ponte que liga você ao sucesso.

Eu não digo isso simplesmente por dizer, digo porque como eu disse, o Fórmula é realmente um marco na minha caminhada como empreendedora digital. Sem ele, eu estaria penando na internet para conseguir um verdadeiro norte.

 

Quanto investir por mês nas estratégias de marketing?

investimento-em-estrategias-de-marketing

O investimento em estratégias de marketing são vitais para seu empreendimento digital. Nesse ponto do artigo acredito que você deve ter percebido isso por conta própria, mas vale a pena frisar, só para garantir que você está ligado, né (rsrs).

E também vale a pena dizer que é muito importante investir constantemente. Nada de investir no início e depois abandonar ou fazer isso em apenas alguns meses, invista mensalmente em estratégias de marketing, mantenha a constância.

Para quem já tem um tempo com um negócio online, considera-se investir de 3% a 10% do faturamento bruto, (ATENÇÃO!) não é do seu lucro.

Para quem começou recentemente o ideal é fazer um investimento mais agressivo, algo em torno de 10% a 20%, para que possa se tornar conhecido e se posicionar no mercado.

Para quem vai começar o negócio online é um pouco mais difícil de definir uma quantia, porque ainda não há faturamento para se basear. Neste caso, você pode:

  1. Iniciar apenas com as estratégias de marketing gratuitas e com o resultado delas conseguir os parâmetros para investir em estratégias de marketing pago.
  2. Separar uma parte do dinheiro que você tem para iniciar o seu negócio e investir. Para se posicionar bem no mercado, o ideal seria entre 10% a 20% desse dinheiro que você já tem.
  3. Definir um valor fixo, pouca quantia para ter segurança, e aguardar os resultados para só então adequar as porcentagens.

Esteja consciente de que essas porcentagens são apenas uma noção, um norte para você. Elas podem variar de acordo com o mercado que você está inserido e o momento do seu negócio.

Existe uma ferramenta bem interessante da RockContent que ajuda nos cálculos,, em especial para quem já tem algum faturamento: a Calculadora de Marketing.

O essencial, que você deve manter em mente, é que quanto maior for seu investimento, em estratégias de marketing, mais rapidamente você conseguirá atingir as metas de seu negócio online.

O que dizem os especialistas

especialistas-estrategias-de-marketing

Prestar atenção no que os grandões em estratégias de marketing tem a nos dizer é sempre muito enriquecedor. Por isso, selecionei algumas frases com informações e inspirações que também vão ajudar você a alavancar seus negócios com uso do marketing:

Camila Porto: Especialista em Internet Marketing

“O importante é investir o que for possível, pois a cada dia o mercado está ficando mais competitivo e difícil de gerar resultados sem investir em publicidade.” (Revista Gestão e Negócios PME)

Alex Vargas: Empreendedor Digital em Série e criador do Fórmula Negócio Online, curso mais indicado para empreendedores digitais

“O E-mail Marketing ainda é a principal ferramenta para o seu negócio online. Não duvide, a maioria de suas vendas vão sair daqui.” (Site do Alex)

Henrique Carvalho: Fundador do site Viver de Blog e grande conhecedor de Marketing de Conteúdo

“Marketing de Conteúdo simplesmente funciona. É uma maneira barata e eficiente de se comunicar para atrair mais leitores e clientes.” (Site Viver de Blog)

Conrado Adolfo: Especialista em Alavancagem de Negócios

“Muitos pensam que para entender de marketing digital é preciso somente saber apertar os botões. A experiência que conta é a de saber mexer na ferramenta. Isso é importante, lógico, mas a questão é que sem saber para onde dirigir a máquina – e isso exige entender de ansiedades humanas – de nada adianta saber ligá-la.”(Site Conrado)

Arthur Domingues: CEO da Agência Small

“O marketing é essencial para toda e qualquer empresa entender e continuar entendendo onde está inserida”. (Revista Gestão e Negócios PME)

Bruno Pinheiro: Consultor de Marketing Educacional e Digital

“Através de WhatsApp Marketing, você consegue chegar até seus clientes de uma forma rápida, prática e fácil.” (Site Bruno Pinheiro)

Fernando Kimura: Especialista em Neuromarketing

“As empresas que atuam com marketing emocional possuem mais chances de serem lembradas e muitas vezes preferidas.” (Revista Gestão e Negócios PME)

Linda Boff: CMO (Chief Marketing Officer) da GE

“…de 75% a 80% da nossa verba vai para o digital. Isso tem a ver com a grande, enorme mudança de comportamento das pessoas que passam boa parte de seu tempo no Google, no Facebook, no Linkedin e no Twitter. E é nesses lugares que queremos estar. Marketing não é só promover um produto, mas discutir ciência e tecnologia. As mensagens que queremos passar.” (Site Época Negócios)

Conclusão

Independente da sua situação financeira atual, você pode utilizar estratégias de marketing no seu negócio online.

Caso não possa investir dinheiro agora, comece investindo tempo, que já é muito. Invista tempo em desenvolver bem as estratégias de menor investimento. E a medida que as coisas melhorarem, vá usufruindo das demais estratégias.

Aqui estão os links que podem lhe interessam também:

E aí, qual estratégia de marketing você quer aprender mais?

Deixe sua resposta nos comentários e eu farei posts individuais a respeito, para que você possa aprender ainda mais e alavancar mais ainda seu negócio online.

Até mais! =)

Agradecimento ao Freepik pela disponibilização das imagens.

2 Comentários

  1. Rogério Melo

    Nossa! Valeu por um mini curso de marketing. Ansiedade, tristeza ou angústia serão as brechas que vou explorar nos meus artigos de conversão daqui pra frente.
    Você soube transmitir como ninguém os princípios do marketing digital. Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos e tenha sucesso sempre em tudo que fizer, Valéria!

    • Fico muito feliz por ter conseguido compartilhar com você meu conhecimento de maneira útil, Rogério. Espero que o conteúdo que está possa ajudá-lo bastante mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *