10 Dicas Essenciais Para Proteger Seu Site e os Dados de Sua Empresa

(O conteúdo abaixo foi escrito pelo parceiro GestãoClick)

 

Não importa o porte da empresa: todas estão conectadas de alguma forma a web. Seja por comunicação via e-mail, ou na administração de um site, as organizações mantêm grande fluxo de informações circulando.

Muitas dessas são confidenciais e precisam de proteção. E como fazer isso de forma eficaz? Apresentaremos 10 dicas importantes.

Atualmente a segurança dos dados empresariais é um dilema que tira o sono de muitos empreendedores.

Recentemente vimos o poderoso Facebook com seu sistema de segurança comprometido.

E logo pensamos “o que será das simples empresas?”. Evidente que a comparação não cabe, porém, serve para aceitarmos a necessidade de investimentos na proteção das informações guardadas em nossos domínios virtuais.

As 10 dicas de proteção dos seus dados

1 – Segurança por criptografia – é um recurso ainda muito usado o de criptografar arquivos. Ideal para profissionais e empresa que enviam documentos como contratos, relatórios e planos de operação.

Existem sistemas que elaboram códigos para criptografar pastas e arquivos. Uma medida eficiente, e não necessita investimentos, esses programas de criptografia são bem acessíveis.

2 – Atualização periódica dos sistemas de segurança – os softwares de segurança precisam estar sempre atualizados. O intervalo de atualização precisa ser o menor possível, visto que, os hackers fazem mapeamentos de sites constantemente.

Contar com as melhores versões de firewall é uma forma certa de realizar essa renovação das ferramentas de segurança. Um setor de TI bem preparado terá um cronograma assertivo para essas verificações.

3 – Senhas relevantes – a empresa deve solicitar aos funcionários que utilizem os sistemas de gestão (ERP) da empresa, por exemplo, a criação de senhas relevantes. Pode criar políticas mais clara para criação dessas senhas. Não adianta investir em complexos sistemas de segurança, se os operadores do sistema não tomam medidas simples com o uso de senhas fortes.

4 – Restrição de acesso ao site da empresa – uma empresa de vendas online, por exemplo, tem parte de suas operações no painel de controle do site. Nesse caso, se não tem como limitar a quantidade de funcionários envolvidos, vale limitar o acesso. Então, quem faz o controle de vendas, ou quem alimenta o site com conteúdo, deverá limitar-se as suas funções e não ter acesso a informação geral do funcionamento do site.

5 – Faça uso de VPN – as Redes Privadas Virtuais são instrumentos bem eficientes para controlar a segurança dos dados que trafegam dentro da empresa. O Wi-Fi da empresa, por exemplo, só deve ser usado por notebooks ou smartphones devidamente cadastrados, e com autenticação confirmada por senhas. Aparelhos estranhos não terão acesso fácil a rede interna da empresa.

6 – Controle de uploads e downloads – muitos vírus que comprometem a segurança da rede de uma empresa vêm por meio de arquivos infectados. Por isso que máquinas que estejam conectadas ao sistema da empresa precisam bloquear o upload ou download daqueles arquivos que normalmente carregam malwares escondidos.

7 – Elabore contratos de confidencialidade – para não correr o risco que algum colaborador exponha informações da empresa, firme contratos de confidencialidade com as equipes que lidem com os dados nesses níveis de importância.

8 – A necessidade de backups – os backups são fundamentais para guardar informações, caso aja qualquer tipo de ataque. Restaurar o site será mais fácil realizando essas cópias de segurança.

9 – Implante programas de gestão de confiança – o software de gestão empresarial é ferramenta importante para manter a organização do negócio. Porém, é importante contratar um que seja confiável, e também tenha seus instrumentos de proteção. Lembre-se que nele estarão dados de clientes e funcionários, valores de produtos, informações de contratos e outros dados que fazem a empresa funcionar. Logo, opte por aquele que oferece a interface mais segura.

10 – Equipe treinada – novamente voltamos aos funcionários, pois quando eles usam a internet de forma equivocada, expõem a rede interna da empresa.

Então além de criar senhas consideráveis, é necessário compromisso para que não acessem sites maliciosos.

Isso precisa estar claro para eles, é válido trazer profissionais para realizar pequenas palestras ou cursos para enfatizar a importância deles nesse processo de segurança digital.

É certo que há depender do nicho em que a empresa atue, um tópico seja mais relevante que outro. Porém, a importância do tema é enorme, e baixar a guarda as ameaça digitais poderá causar grandes prejuízos.

(Este conteúdo foi escrito pelo parceiro GestãoClick)

Sobre o Autor

Valéria Andrade
Valéria Andrade

Epa, eu sou Valéria Andrade! Sou SEO Copywriter e Especialista em Vendas pela Internet. Hoje, vivo ajudando novos empreendedores a dar os primeiros passos.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.