Secretária Remota: Como Trabalhar Em Casa e Ganhar Dinheiro Na Internet

5 (100%) 4 votes

Algumas semanas atrás eu postei no canal do Youtube um vídeo chamado “17 Ideias Para trabalhar Em Casa” e também fiz um post aqui para o blog, sobre o mesmo tema.

Dessas ideias, algumas delas se destacaram e muitas pessoas me procuraram por email, no Facebook e pelos comentários no Youtube. Até teve alguns amigos me procurando pessoalmente (rsrs), para que eu falasse um pouco mais a respeito de algumas delas.

Uma dessas ideias é de Secretária Remota. Então se você quer saber mais sobre essa atividade, vamos lá!

O Que É Secretária Remota?

Antes de falar o que é, eu quero deixar claro, que não é apenas secretária, mas também pode ser secretário remoto. Os homens podem muito bem desempenhar essa função. Por que não?!

Mas a gente fala secretária, porque a expressão se consagrou assim, ok.

Secretária Remota, que também é bastante conhecida como Assistente Virtual, é uma atividade empresarial em que uma pessoa presta serviços semelhantes ao de uma secretária tradicional, só que a distância. Utilizando principalmente internet e telefone.

A Secretária Remota vai organizar a vida profissional de outras pessoas, principalmente de profissionais liberais como, por exemplo, médicos, advogados, fotógrafos, youtubers, blogueiros.

É uma atividade que tem crescido apesar da crise.

E o que faz um Assistente Virtual, uma Secretária Remota?

O tipo de serviço prestado varia bastante.

  • A secretária remota/assistente virtual pode:
  • Organizar as contas pessoais e profissionais dos seu clientes
  • Fazer orçamentos
  • Reservar passagens aéreas
  • Negociar com fornecedores
  • Fazer agendamentos
  • Lembrar de compromissos e reuniões
  • Gerenciar emails
  • Atendimento telefônico
  • Auxiliar na contratação de outros serviços e por aí vai…

Você pode fazer pacotes e definir com cada cliente os serviços que serão prestados.

E você também escolhe o que vai oferecer ou não. Isso vai depender muito se você já tem alguma experiência na área de secretariado.

Se você já foi recepcionista, telefonista, secretária tradicional isso pode facilitar para você. Mas caso não tenha esse tipo de experiência, você pode estudar e aplicar o que aprendeu como secretária remota/assistente virtual.

Quais São As Vantagens Em Ser Uma Secretária Remota/Assistente Virtual?

Você não vai precisar se limitar apenas um salário específico. Você pode trabalhar ao mesmo tempo para várias empresas. Tudo vai depender de você, de quantas empresas você conseguirá atender, de quanto tempo vai durar cada contrato.

Além disso quando seu negócio estiver com uma alta demanda você pode trabalhar em parceria com outra secretária remota, alguém que você mesma pode treinar.

A dimensão que seu negócio vai tomar é uma decisão totalmente sua.

Uma outra vantagem é que você pode fazer praticamente tudo de dentro da sua casa, sem enfrentar trânsito por exemplo. Sabe aquele ônibus lotado de todo dia, aqueles pisões no pé e bolsadas na cara, pois é, diga adeus!

Como Assistente Virtual você deixa de ser empregado, passa a ser um prestador de serviços, sendo dono do seu próprio negócio.

Além disso, se for o seu desejo, você pode trabalhar meio período. Isso é você que decide!

E você pode estar pensando “é para a secretária remota está ótimo, mas e para as empresas porque elas iriam preferir contratar uma secretária remota a uma tradicional?”

As vantagens para as empresas que contratam uma secretária remota são inúmeras, principalmente para profissionais liberais.

Eles não terão que lidar com os trâmites e despesas de um empregado assalariado.

Sobra mais espaço no escritório, porque a secretária vai trabalhar em sua própria casa. Com isso a empresa contratante pode utilizar o espaço para outra finalidade.

Com uma secretária remota, esse profissional que contrata, terá menos preocupações podendo priorizar o seu próprio trabalho.

Como Começar?

Anote aí!

Para começar você vai precisar de:

  • Computador
  • Internet
  • Telefone
  • Mesa
  • Cadeira.

Isso mesmo! Apenas 5 itens.

Bem provavelmente você já tem todos em casa, neh. Então está esperando o que para começar?

Além disso, o serviço prestado pela secretária remota precisa estar devidamente legalizado. E isso é bem mais fácil de fazer do que você imagina.

Você pode começar como MEI (Microempreendedor Individual), o cadastro é feito diretamente pela internet no Portal Do Empreendedor. É um site do governo destinado ao MEI. Lá você terá mais informações sobre esse tipo de enquadramento profissional.

Se quiser mais informações acesse: portaldoempreendedor.gov.br

Uma Dica Importante Para Você Começar Bem

Antes de iniciar suas atividades como Assistente Virtual, também é importante que você defina seu nicho.

Não sabe como fazer isso? Não se preocupe, eu já preparei um artigo explicando de maneira simples como que se faz, veja como clicando aqui

Mas vamos supor que você verifique que há uma grande demanda de advogados em busca de assistentes virtuais, e que os serviços que eles buscam você pode prestar. Isso é ótimo! Você pode se especializar em atender advogados então e utilizar isso como um benefício do seu serviço: a especialização.

Mas isso é só um exemplo, pode ser que você verifique outras demandas.

5 Dicas Extras

Aha! Pensou mesmo que eu ia deixar você sair daqui só com 1 dica?!

Que nada! Lá vão mais 5 dicas para você ter alcançar o sucesso.

Mas peraeeeeee, antes de falar dessas dicas de sucesso eu quero e preciso dizer uma coisa para você.

Se você identificou com a atividade de secretária remota, mas ainda precisa de mais informações ou está se sentindo um pouco perdida, eu deixo uma sugestão.

É uma sugestão de leitura!

Leia o livro digital “Secretária Remota” da Go Home.

Esse livro foi escrito por Secretária Remotas de sucesso. Ele conta sobre as atividades do dia a dia de uma secretária remota, explica como que você faz para conseguir clientes e de que forma você pode divulgar seu serviço, além de outras informações muito importantes para quem quer entrar nessa área.

Vale a pena a leitura.

Se você quer trabalhar como Secretária Remota/Assistente Virtual, se quer se aprofundar nessa área, é só você clicar na imagem abaixo para conhecer esse livro digital.

Agora, vamos logo as dicas extras!

  1. Torne-se encontrável para seu público marcando presença nas redes sociais, mantendo um site e um blog sobre o assunto, utilizando de estratégias de SEO para aparecer no topo dos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.
  2. Incentive seus clientes a deixarem um depoimento sobre seu serviço nas suas redes sociais, blog, site… Quando possíveis clientes encontram esses depoimentos é mais fácil de terem confiança no seu trabalho e contratarem você, isso se chama prova social.
  3. Tenha um diferencial para oferecer aos seus clientes. Exemplos: Atendimento em outras línguas ou um bônus ao pacote de serviços contratado.
  4. Defina seu horário de trabalho e tenha disciplina para cumprir com ele e não misturar com as atividades pessoais. Inclusive defina um horário de almoço.
  5. Mesmo com a definição de horários, você pode ter uma flexibilidade, afinal você é o dono do negócio. Utilize essa vantagem com sabedoria, sem abusos, mas utilize sempre que for realmente necessário. Não se esquecendo de se planejar para não deixar furo com os clientes.

Finalizando…

Se ficou alguma dúvida do que eu falei, escreve para mim, pode ficar a vontade para colocar aí nos comentários.

E eu tenho que te perguntar…

Você gostou do artigo? Foi útil para você?

Então compartilhe este artigo com pessoas que também precisam dessa informação, pessoas que precisam dizer adeus a crise.

Com um simples clique você pode fazer a diferença para alguém.

A gente se por aqui, até mais!

E se quiser, você também pode assistir esse conteúdo em vídeo! 😉

 

 

2 Comentários

  1. Jessica Tavares

    Boa Tarde Valéria,

    Achei bastante construtivo sua matéria, e já me deu uma direção e um incentivo a mais.
    Mas confesso que fico receosa com essa atividade, não só por ser nova ( pra mim), mas também por ser pouco divulgada, mas achei extremamente interessante.
    Vamos lá, hoje sou secretária pessoal e intercalo com algumas atividades empresariais também. Mas sou CLT.
    Conseguiria exercer as duas funções? Talvez até aproveitar o tempo ocioso no escritório para exercer as outras atividades como remota?

    Obrigada!

    • Olá Jessica!

      Fico muito feliz que tenha sido útil este conteúdo para você. =)

      Você já tem o caminho facilitado para ser uma secretária remota, pois já trabalha como secretária tradicional. Isso é uma vantagem! E com certeza você conseguiria exercer as duas funções, pois é você que define seu horário de trabalho e quais clientes vai aceitar ou não.
      Então mantenha seus trabalhos como secretária remota apenas no seu tempo livre.

      Dependendo dos tipos de serviços que você oferecer você conseguirá sim aproveitar o tempo ocioso no escritório, como gerenciamento de emails, digitação, elaboração de documentos, fazer ligações para orçamentos etc. Geralmente essas atividades mais simples ou mecânicas você conseguirá sim intercalar com seu trabalho tradicional.

      Elabore seu próprio pacote de serviços de acordo com seu tempo e atividades que poderá oferecer.

      Além dos serviços que citei no meu artigo existem muitos outros que você pode incluir no seu pacote. Sempre se mantenha informada, pesquise, leia sobre o assunto. No ebook que citei no meu artigo você também vai encontrar mais ideias de serviços que poderá oferecer que podem se encaixar melhor com seu perfil.

      E se tiver mais alguma dúvida pode escrever.

      bjux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *