Canvas Online: Aprenda a Usar de Verdade e Evitar o Fracasso do seu Negócio:

Um tempo atrás eu estava assistindo uma vídeo aula e o tema era sobre Canvas. Mas tenho que confessar a você, não dei muita atenção.

Porém, recentemente em uma conversa com um especialista do Sebrae, novamente o assunto Canvas veio a tona e dessa vez o assunto foi o Canvas Online.

Dois especialistas me indicaram o Canvas, achei que seria muita burrice minha ignorar duas vezes. Não deveria ter ignorado nem na primeira!

Fui então para o Sr.Google pesquisar mais a fundo e acabei descobrindo uma ferramenta extremamente útil e prática para meus negócios online.

Neste artigo você vai aprender:

Você achou interessante?

Então compartilha nas suas redes sociais preferidas e continue lendo.

O que é o Canvas

Entendendo o canvas Online

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) define o Canvas da seguinte forma:

“O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.”

O Canvas seria então um Quadro de Modelo de Negócios, um mapa visual, proposto por Alexander Osterwalder, que permite ao empreendedor fazer o gerenciamento do seu negócio sem complicações. Ele funciona como um resumo do plano de negócios, sendo mais prático de se utilizar no dia-a-dia, entretanto não excluindo o plano de negócios.

O objetivo do Canvas é responder a 4 perguntas cruciais para qualquer negócio, incluindo negócios online:

  • Como?
  • O que?
  • Para quem?
  • Quanto?

Para responder essas perguntas e auxiliar o empreendedor no seu planejamento o Canvas é organizado em 9 blocos:

  1. Proposta de valor
  2. Segmento de clientes
  3. Canais
  4. Relacionamento com clientes
  5. Atividade-chave
  6. Recursos principais
  7. Parcerias principais
  8. Fontes de receita
  9. Estrutura de custos

Mais adiante, neste artigo, vou explicar passo a passo cada um desses blocos e como utilizá-los no seu planejamento. Porém, agora, vamos nos atentar para a utilidade do Canvas Online.

Como um Canvas Online pode ajudar você

Ajuda com Canvas Online

Você já parou para pensar se o seu negócio online é realmente viável ou não? O quanto você vai precisar gastar para abrir seu negócio? Quais recursos você já tem? De onde virá o dinheiro para isso?

Se você não pensou, deveria com certeza, pois responder a essas perguntas é um grande passo para evitar o fracasso do seu negócio online. E se já pensou, saiba que o Canvas ajuda você a responder tudo isso e muito mais de uma maneira bem prática.

Só por ser o Canvas ele já ajuda você a desenvolver seu negócio de forma saudável, mas se for um Canvas Online a ajuda é maior ainda.

O Canvas Online potencializa as características do Canvas. Se o Canvas tradicional é simples, prático e versátil o Canvas Online é ainda mais.

Com uma ferramenta poderosa como essa online você poderá acessar de qualquer lugar em que esteja. Se tiver um insight não precisará esperar chegar em casa ou no seu local de trabalho para colocá-la no Canvas e reavaliar o planejamento.

Com o Canvas Online você terá disponível sempre que quiser as informações essenciais para a formação, desenvolvimento e ampliação do seu negócio online.

Você não precisará fazer tudo sozinho. O Canvas Online vai lhe proporcionar compartilhar com sua equipe todo o planejamento.

No uso tradicional do Canvas, geralmente, você precisaria fazer as anotações a mão ou então imprimir um quadro grande para ir colando post-it sempre que fosse inserir uma informação nova.

Já no Canvas Online isso pode ser facilmente feito, simplesmente digitando.

Se o seu empreendimento é um negócio online, nada melhor do que utilizar uma ferramenta que também seja online. Por isso sempre que possível indico o uso do Canvas Online.

Sendo seu desejo desenvolver um negócio online, então você precisa ir se acostumando a utilizar ferramentas que acompanhem essa versatilidade do mundo digital.

Onde conseguir um bom Canvas Online

procurar

Existem opções interessantes de Canvas Online disponíveis para você utilizar em seus projetos. Separei alguns e vou apresentar a análise dos que eu considero mais relevantes.

Ah! Já ia me esquecendo, todos são gratuitos hein! =D

Sebrae Canvas

Sebrae Canvas é um dos canvas online

O Sebrae Canvas é uma plataforma desenvolvida pelo SEBRAE que possibilita aos empreendedores brasileiros a desenvolverem as ideias de seus negócios.

Vantagens

  • Possui uma grande comunidade e bem participativa
  • É possível compartilhar seu Canvas Online com a comunidade, a qual pode comentar e avaliar
  • Design bem agradável
  • Antigamente não dava, mas atualmente você consegue fazer download do seu Canvas Online para usar onde quiser
  • Apesar do sistema ser online, também existe a opção de baixar o aplicativo para seu smartphone pelo Google Play ou AppStore.
  • Desenvolvido por uma organização confiável e de peso no Brasil, especializada em empreendedorismo de pequenas e microempresas

Desvantagens

  • Não possui explicação sobre os blocos na plataforma, para acessar essa informação você será redirecionado para um artigo do SEBRAE.
  • Se você não ficar atento, seu Canvas acaba ficando com exposição pública e isso não é interessante, porque pode dar acesso a sua concorência. Para não cair nesse erro, antes de começar criar o Canvas Online, já clica no simbolo do cadeado na parte superior do Canvas e deixa ele fechado.

Canvanizer

Canvanizar é um dos Canvas Online

O Canvanizer é uma plataforma de Canvas Online criada pela Nuremberg Startup Weekend, com o principal objetivo de possibilitar a criação do canvas em equipe de forma simples.

Vantagens

  • Você pode escolher a categoria do seu Canvas Online, são 4: Negócio, Design de Serviço, Gerenciamento de Projetos e Geral.
  • É possível escolher o layout do seu Canvas Online, sendo que cada um tem um objetivo diferente
  • Design super agradável
  • Possui explicação básica sobre os blocos em cada um deles
  • Várias opções de compartilhamento: (1) você pode enviar convite por e-mail para sua equipe para que possam discutir e editar o Canvas Online juntos, (2) pode incorporar o código em seu blog, (3) compartilhar em redes sociais, (4) pode pegar o link e enviar para quem quiser dando controle total ou restrito
  • Tem uma área exclusiva para fazer um Brainstorm do seu negócio
  • Pode exportar nos formatos PDF, PNG, TXT, CSV e Slideshow (excelente para apresentações)
  • Tem uma função de foco que mostra cada parte do Canvas Online por vez, isso facilita na hora de raciocinar
  • Existe uma funcionalidade para rever o histórico do seu Canvas, passo a passo desde a primeira digitação

Desvantagens

  • É em inglês (mas nada que o Tradutor do Google não resolva rs)
  • Não fica salvo na plataforma e se você atualizar página vai perder seu trabalho, precisa fazer e baixar para seu dispositivo

Lean Canvas

Lean Canvas - Adaptação do Canvas Online Original

O Lean Canvas é, na verdade, uma daptação do Canvas original, com uma proposta ousada de substituir o plano de negócios, criado por Ash Maurya, é considerado como um plano de negócios de uma página.

Vantagens

  • Pode exportar no formato PDF
  • É possível permitir o acesso ao seu Canvas Online com outros usuários da sua equipe. Você escolhe exatamente com quem quer compartilhar inserindo um o e-mail deles
  • Possui explicação básica sobre os blocos em cada um deles
  • Tem um design responsivo
  • É possível criar vários Canvas
  • Dá também para baixar um modelo “em branco” no formato PDF para você imprimir e preencher a mão, só que os títulos dos campos vem em inglês

Desvantagens

  • É em inglês, então se você não tem facilidade com o idioma, vai precisar ativar o tradutor
  • Foge do modelo padrão do Canvas (tem campos a mais), o que pode gerar a princípio certa estranheza ou confusão. Mas se você tiver um pouco de paciência e perseverança este item pode se tranformar em uma vantagem

Assim ficou fácil, são muitas vantagens trabalhando a favor do seu sucesso. Basta você agora escolher a plataforma que melhor atender suas necessidade.

Escolheu?

Ok, agora vamos a próxima etapa: como você vai utilizar o Canvas Online na prática.

Passo a passo de como utilizar o Canvas Online para ter os melhores resultados

passo-a-passo

Chegou a hora de montar o seu Canvas.

Para isso é necessário que você preencha cada um dos 9 blocos de construção com as ideias para seu negócio online.

Independente da plataforma de Canvas Online que você tenha escolhido o processo será o mesmo. Procure seguir a ordem que vamos passar.

canvas-em-ordem

1º Seguimento de Mercado – Canvas Online

segmento-de-mercado

Descreva neste bloco o seu nicho de mercado, quem é seu público-alvo, para quem você pretende criar valor.

Exemplo: Homem, de 18 a 24 anos, solteiro, sem filhos, amplo acesso a redes sociais, tem dificuldade para conseguir emprego.

2º Proposta de Valor – Canvas Online

proposta-de-valor

Escreva o que você propõe para atender as necessidades do seu público alvo. Quais produtos e/ou serviços você vai oferecer para solucionar o problema do seu possível cliente?

Exemplos: Ebook, curso online, roupas, sandálias personalizadas, consultoria.

3º Canais – Canvas Online

canais

Aqui você vai linkar. Pense. Quais meios/canais você vai utilizar para levar a sua proposta de valor aos seu cliente?

Escreva o canal de compra e entrega do produto/serviço.

Exemplo: COMPRA – Site | ENTREGA – Download

4º Relação com o cliente – Canvas Online

relacao-com-cliente

Aqui você deve escrever como você vai interagir com o cliente e formar um relacionamento de confiança com ele. Quais ferramentas você vai utilizar para isso?

Exemplos: email, telefone, chat, Facebook, Skype.

Por falar em clientes, você quer saber como conseguir mais clientes para seu negócio online? Se sim, não deixe de ver esse artigo que preparamos.

5º Fontes de Renda – Canvas Online

fontes-de-renda

De que forma você vai conseguir dinheiro para iniciar e manter seu negócio?

Exemplo: INICIAR: Empréstimo | MANTER: Vendas dos produtos.

6º Recursos Chave – Canvas Online

recursos-chave

Descreva aqui a sua infraestrutura e recursos para o seu negócio. Pense no que é que seu negócio tem que vai tornar viável a execução da proposta de valor.

Exemplo: local próprio, máquina de estampar camisetas, pessoal especializado.

7º Atividades Chave – Canvas Online

atividades-chave

Quais são as principais atividades para executar e manter a proposta de valor? Incluindo as atividades necessárias para manter o bom relacionamento com o cliente, seus recursos, sua fonte de renda e seus canais.

Exemplo: acompanhamento dos pedidos do produto, emissão de nota fiscal, separação e preparo, entrega dos produtos.

8º Parceiros Chave – Canvas Online

parceiros-chave

Escreva quem vai ajudar você a manter o seu modelo de negócios. Quais são seus parceiros e fornecedores? Quem vai ajudar você com as atividades chave e os recursos chave?

Exemplo: Correios, parentes, funcionários.

9º Estrutura de Custos – Canvas Online

estrutura-de-custos

Agora que você já montou boa parte do seu modelo de negócios e entendeu como ele funciona, você também terá uma noção de quanto isso vai custar. Quais serão os seus gastos?

Exemplo: combustível, conta telefônica, internet.

Não se apaixone pelo seu primeiro modelo

“Hã? Como assim, Valéria?” 

Faça mais de um modelo, pense em alternativas, em diferenciação, em opções inusitadas.

Digo isso porque geralmente o primeiro modelo de negócios que fazemos para um determinado projeto é bem previsível. Acaba faltando algo que o diferencie em relação a outro negócios já existentes.

Então faça outros Canvas, em busca de se destacar da concorrência e teste seus modelos para saber qual deles vai dar a você os melhores resultados.

Tenha em mente a todo tempo essas 3 regrinhas:

  1. Manter o foco no modelo de negócios (Canvas)
  2. Não se apaixonar pelos primeiros modelos, pois geralmente os melhores modelos surgem após várias versões que você montar no Canvas por serem menos previsíveis
  3. Testar logo os modelos

Como aprimorar seu modelo de negócio (Canvas) para que ele fique o melhor possível

Pegue um de seu modelos, melhor que seja o que você acredita estar mais delineado, e o avalie em relação ao ambiente que ele será aplicado. Isso quer dizer que agora você precisa pensar nas ameaças e oportunidades que podem surgir para seu negócio quando ele estiver funcionando.

Com isso você poderá prevenir problemas e aproveitar oportunidades para inovar e ultrapassar a concorrência.

Utilize as perguntas abaixo para testar seu modelo e anote suas respostas:

A) Testando a Força de Mercado

  • Em relação ao segmento de mercado, existe algum outro mais lucrativo do que o que você colocou no seu Canvas?
  • Quais segmentos estão crescendo, o que as pessoas desses segmentos mais desejam e quais as maiores dificuldades?

B) Testando as Principais Tendências

  • Quais as principais tendências que poderiam arruinar a sua proposta de valor?

C) Testando Forças da Indústria

  • Quem são seus principais concorrentes?
  • Quais são os pontos fracos dos seus concorrentes?
  • Quais vantagens no seu modelo de negócio poderia superar a concorrência?

D) Testando Forças Macroeconômicas

  • Como está a economia? Ela está oscilando? O padrão de vida do seu segmento de mercado (seu nicho) está melhorando ou piorando?
  • Com essas perguntas respondidas, volte ao seu Canvas e tente torná-lo mais sensível aos problemas e oportunidades que podem surgir:

Com as respostas do item Forças da Indústria, torne seu modelo de negócio mais competitivo.

Exemplo: Existe uma grande rede de lojas que vende o seu produto em larga escala, porém além do seu produto eles vendem vários outros e não são especialistas em nenhum deles. Então, torne-se especialista no seu produto e ofereça serviços específicos para seu clientes.

Observe as Principais Tendências e prepare seu negócio para elas. Isso vai ajudar você a ficar à frente da concorrência.

Com as respostas do item Forças de Mercado, verifique se o seu negócio está alinhado às necessidades dos clientes em potencial. Se não estiver adapte o modelo para que esteja.

Exemplo: A grande maioria dos seus clientes tem dificuldade de usar o Skype, mas a única forma que você colocou no bloco Relação com o Cliente foi o Skype. Nesse caso, você vai precisar mudar ou incluir outras formas de Relação com o Cliente.

Sabendo como estão as mudanças na situação econômica, com as respostas das Forças Macroeconômicas, pense em como seu negócio pode se adaptar a essas mudanças.

Exemplo: Se os seus possíveis clientes estão inseridos em um país em crise econômica, eles podem ter dificuldade para comprar seu produtos. Uma solução poderia ser criar novos produtos com preços mais acessíveis.

Pode até dar um pouco de trabalho perguntar, responder e pensar sobre essas questões. Porém, o resultado é que você vai deixar seu negócio mais predisposto ao sucesso.

Mas não pense que acabou não!

Levanta, toma uma água e volta para gente continuar. Ok?

É hora de testar o seu Canvas

Um das regrinhas que falamos neste artigo é que você precisa testar o quanto antes o modelo de negócio que você desenvolveu no Canvas.

Agora você já aprendeu como usar o Canvas, fez seu primeiro modelo, fez vários outro e aprimorou, chegou a hora de testar.

Por que testar? Porque muito do que você colocou no Canvas são apenas hipóteses, e elas podem falhar quando saírem da teoria para a prática. A boa notícia é que com o Canvas você pode adaptar seu negócio rapidamente.

Para tornar o seu negócio um sucesso você precisa testar:

Pegue a ideia principal do seu negócio, aquela que o descreve melhor.

Exemplo: O negócio que você quer criar é um curso em ebook para ensinar as pessoas a adestrarem seus cães. Ideia principal: ebook adestramento de cães.

Com sua ideia principal em mente, converse sobre ela com parceiros, fornecedores, especialistas da área e possíveis clientes (principalmente estes).

Verifique nessas conversas se há interesse em sua ideia

Se ela não for atraente, principalmente para os possíveis clientes, não desanime, utilize o que você aprendeu para uma nova oportunidade.

Exemplo: Depois de conversar com especialistas eles lhe disseram que geralmente as pessoas aprendem melhor com vídeo. E quando você foi conversar com os possíveis clientes eles confirmaram que se o curso fosse em vídeos seria bem mais interessante. Então você utiliza o fracasso do teste do seu ebook e o transforma em uma nova oportunidade, formulando um curso online totalmente em videoaulas

Quanto mais você testar, mais madura fica a ideia. E não tenha medo de adaptar seu modelo de negócio.

Com essa etapa pronta, seu negócio tem tudo para dar certo!

Coloque seu negócio para funcionar com base no seu Canvas e nos seus testes. E a medida que seu negócio for crescendo, vá adaptando o Canvas também para sempre caminhar para o sucesso.

Alguma dúvida?

Se sim, deixe-a nos comentários que será um prazer responder.

Conclusão

Se você quer realmente ver seu negócio online crescendo sugiro que faça no mínimo o Canvas Online. E, se quiser ir mais a fundo, desenvolva também seu plano de negócios.

Se você gostou, lembre-se de compartilhar este post nas suas redes sociais!

Até mais! 😉

Agradecimento ao Freepik pelo fornecimento das imagens.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Canvas Online
Author Rating
51star1star1star1star1star
Software Name
Canvas Online
Software Name
Online
Software Category
Online

Tags: |

Sobre o Autor

Valéria Andrade
Valéria Andrade

Epa, eu sou Valéria Andrade! Sou SEO Copywriter e Especialista em Vendas pela Internet. Hoje, vivo ajudando novos empreendedores a dar os primeiros passos.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.