Como Conseguir Clientes: 3 Técnicas Infalíveis para Aplicar em seu Negócio Online

Rate this post

clientes-1

Você sabe qual é uma das características em comum que existe entre uma empresa online e uma empresa off-line?

Vamos te dar uma dica… A palavra começa com C.

Sim, clientes.

O queria seria do mundo sem os clientes?

Como nos motivaríamos a criar, desenvolver, evoluir entre ofertas de produtos e serviços se não fosse o cliente?

Saiba que, por mais que seja comprovado o valor que o cliente tem para movimentar o mercado, da mesma forma que 1 +1  =2, muitas empresas sejam elas online ou off-line ainda não sabem como conseguir clientes.

Antes de continuarmos, gostaria de saber, qual é a sua concepção sobre o que é um cliente?

Olhe para o seu negócio e tente o definir para nós.

Um pouquinho de história nesta conversa de hoje, saiba que, a palavra cliente se origina da língua latina, cliens, que no dicionário significa um protegido de alguém, como um deus ou um senhor.

Só por essa definição você já percebeu a importância de entender tudo sobre seus clientes e a capacidade que este público tem sob o seu negócio.

No marketing, cliente é qualquer pessoa física ou jurídica que contacta uma empresa seja ela de porte pequeno, médio o ou grande visando adquirir, consumir uma determinada oferta.

Por hora, é importante ressaltar também que o cliente é considerado  o “juiz”a julgar a qualidade ou não de seu produto ou serviço.

Em consequência, uma oferta só se mantém no mercado gerando lucro para o seu empreendedor quando o cliente aceita e aprova a oferta.

Sim, você precisa saber como conseguir clientes se deseja alcançar o sucesso do seu negócio.

Não, não é uma tarefa fácil, mas também não é uma missão impossível e fique tranquilo, afinal, você tem o Eureca e diversos recursos tecnológicos para ajudar você a conquistar uma infinidade de consumidores. 

Em primeiro lugar, conheça o seu nicho e seu público-alvo.

Para conhecer os melhores nichos, você pode ler o nosso artigo clicando aqui.

Já ouviu essa frase?

“Entender para atender, atender para satisfazer, satisfazer para manter, manter para crescer.” Evelyn Cordeiro

Antes de descobrir como conseguir clientes, é necessário conhecê-los.

A frase  da autora Evelyn Cordeiro  já diz tudo o que nós poderíamos passar horas descrevendo aqui à respeito da importância de se trabalhar a captação e retenção de clientes e sua ligação com o seu faturamento.

O poder de decisão está a cada dia mais nas mãos do consumidor. Resultado proveniente da influência tecnológica da vida da população em geral.

No entanto, esse fácil acesso aos mais variados produtos e serviços deixou os clientes mais consumistas.

No mercado online você tem essa sede de consumo a seu favor, uma vez que o cliente digital anseia muito mais do que apenas a compra de produtos e serviços, eles desejam consumir conteúdo, experiências, opiniões terceiras, anseiam ser colaborativos e participativos, logo, cabe a você apenas estar no lugar certo, na hora certo e com a oferta ideal para fisgar este usuário.

Ok, mas para você fazer esta “mágica” acontecer, é necessário compreender algumas particularidades do mundo de marketing e para saber de fato como conseguir clientes para o seu negócio online, sugiro continuar a leitura pois iremos abordar as principais etapas deste processo:

  • Vendas, mesmo se eu não quiser?
  • Funil de Vendas, você precisa colocar seu cliente em um funil de marketing
  • Técnicas infalíveis para aplicar em seu negócio online e conseguir clientes

Vendas, um caso de amor e ódio

amor-e-odio

Você com certeza já viu alguém desistir de  começar um negócio próprio por não gostar ou ter um pré-conceito formado sobre esta área de negócios.

Ahh, as vendas, temos a impressão que muitas pessoas nasceram com dom para esste mercado.

Quantas vezes você já se deparou com aquela pessoa capaz de persuadir, cativar e realizar uma venda a qualquer custo??!?!

E aí, chega a sua vez, você elabora um plano incrível de oferta, escolhe o nicho ideal de mercado (não escolheu ainda seu nicho de mercado?? Corre aqui neste artigo “Como encontrar os melhores nichos de mercado” para garantir que o seu projeto caminhe pelos trilhos certos) e pronto, seu negócio está lindo, pronto e no ar (internet).

Mas o faturamento não aumenta, os acessos estão baixos, afinal, o que acontece?

Nós sabemos! Você não está fazendo vendas.

E quando falamos em vendas não estamos dizendo em sair de porta em porta fazendo uma oferta.

Também não estamos falando de investir fortunas em publicidade em mídias caríssimas como TV, Outdoor entre outras  publicidade e massa.

Estamos falando de vendas online, vendas essas geradas por meio da captação de clientes online.

Continue a leitura pois já já daremos dicas infalíveis para de como conseguir clientes para o seu negócio online.

Funil de vendas, já ouviu falar?

funil-de-vendas-como-conseguir-clientes

Se você quer compreender como conseguir clientes para o seu negócio digital, é imprescindível que, antes de pensar em estratégias para captar clientes, você saiba tudo sobre funil de vendas.

Aproveite, você está em um mercado online, onde você tem em suas mãos uma infinidade de recursos que ajudam a você a conhecer e conseguir clientes.

O funil de vendas é um processo que já existia em estudos de empresas no mercaso off-line mas que, com os recursos tecnológicos, desenvolveu-se visando atender principalmente empreendedores online, de forma a ajuda-lo como conseguir clientes e retê-los.

Tudo o que você queria ouvir não é?!?

Na teoria, funil de vendas é um processo no qual você conduz e monitora o seu clientes, desde o primeiro instante em que ele tem o primeiro contato com a sua marca ou oferta até a própria conversão em venda.

Chamamos de funil porque realmente o processo parece como um filtro:

funil-de-vendas-modelo-como-conseguir-clientes

Perceba que este processo nada mais é do que as fases que consistem uma venda efetiva.

O início do funil, chamado também de topo do funil é a parte que consiste a atração, ou seja, o processo onde você coloca na internet suas estratégias de publicidade (você pode ver muitas dessas estratégias aqui).

Neste período ele ainda não é considerado um cliente, uma vez que ele ainda não teve contato com a sua oferta. Chamamos de público-alvo aqueles que recebem a mensagem de divulgação.

A fase 2 e 3 do funil, conhecido como o meio do funil ou geração de leads e conversão de uma oportunidade, é o momento no qual você irá filtrar aquele público-alvo em futuros clientes.

Ou seja, se o público que estava no topo do funil continuar nesta fase, parabéns, isso indica que não só a sua ação de captação, mas também a sua oferta está adequada aos desejos e necessidades.

Lembra, o nosso objetivo é  estar no lugar certo, na hora certo e com a oferta ideal para fisgar o que se tornará, seu cliente.

E por último é onde você passa a conhecer sua base de clientes.

Nesta última etapa  é onde as vendas acontecem.

O cliente já avaliou seu produto, já se identificou, comparou com diversas outras ofertas disponíveis no mundo digital e concluiu que a sua oferta é a melhor, respondendo a você por meio de uma compra.

FUNIL DE VENDAS – APROVEITAMENTO DE OPORTUNIDADES.

Viu, ter em mente o caminho que precisa ser feito é muito mais importante do que criar ações para captar clientes. É imprescindível entender quais serão as etapas do funil necessárias para conseguir transformar seu público-alvo em clientes reais que, ao final do mês mostrarão, por meio do alto faturamento, tamanha satisfação em consumir seu produto ou serviço.

Portanto, com a certeza de que você entendeu os seguintes pontos

  • Conceito sobre cliente;
  • A importância do cliente para o sucesso do seu negócio;
  • Estudo e aproveitamento da estratégia de funil de vendas.

Vamos as técnicas que ensinarão como conseguir clientes para seu negócio online.

Técnicas infalíveis de como conseguir clientes

clientes

É hora de conhecer 3 técnicas infalíveis para aplicar em seu negócio online e garantir uma conversão extraordinária em seu funil, desde o topo até a última etapa deste processo.

Para isso, vamos avançar uma casa em seu projeto e começar a desenvolver ações que irão garantir o sucesso do seu negócio a curto, médio e principalmente, longo prazo.

Afinal, não queremos um ganho momentâneo e passageiro e sim um negócio online duradouro que irá trazer a você não só clientes novos, mas permitir fidelizar clientes por meio de uma oferta sólida e de qualidade.

Técnica 01 de como conseguir clientes para o seu negócio online – Desenvolva páginas de Capturas (Iscas digitais)

Para mim, uma das formas mais eficientes de se ganhar dinheiro é construindo uma base de e-mails qualificáveis, ou seja, uma lista com possíveis clientes que você pode trabalhar uma comunicação e ações de relacionamento visando à conversão em vendas.

Perceba que, no mundo digital o endereço ou contato da pessoa é o e-mail não é mesmo?

Então, da mesma forma que no mundo off line é necessário ter o contato desse cliente, no mundo online não é diferente e para isso você precisa construir a sua base de público-alvo, vulgo “futuros clientes”.

Nunca ouviu falar de páginas de captura??

Você lembra-se do antigo pop-up de tela?

Então, é uma versão atualizada que garante um retorno melhor.

Porém, o segredo para captar clientes está na “isca”, ou seja, um material como texto, vídeo, pesquisa, infográfico, tutorial, qualquer material que seja disponibilizado exclusivamente em troca do e-mail e nome daquele usuário.

Uma ação simples e com custo baixo que irá trabalhar também como um funil de interesse em forma de uma lista construída a partir de um público realmente interessado.

Legal né?!?

Então, trabalhe uma página de captura em um formato bem atrativo.

Coloque todo o seu esforço em produzir uma “isca digital” bem atrativa, de forma que  o usuário não pense duas vezes e anseie por consumir o material que você irá ofertar exclusivamente a ele.

DICA: Ebook tem alta conversão.

Técnica 02 de como conseguir clientes para o seu negócio online – Midias Sociais

Está acostumado a passar horas se distraindo com elas?

Está na hora de transformar este tempo nas redes sociais em dinheiro para sua conta.

Redes Sociais são uma das ferramentas com maior potencial para divulgar, captar e reter clientes, uma vez que você encontra dois caminhos:


1º – uso das ferramentas ADS, anúncios que garantem bons resultados uma vez que o usuário tende a acessar Facebook e Instagram ao menos 02 vezes ao dia.

2º – Desenvolver sua própria imagem e promover, gerando captar e reter clientes, bem como utilizar parceria com outros influenciadores digitais para divulgar seu nome. Comprovado, as Redes Sociais são ferramentas perfeitas para promover a fidelização, uma vez que exige de você apenas um cuidado com uma comunicação leve, descontraída e com informações que irão chamar a atenção de seu cliente e criar afinidade entre seu negócio e seu público-alvo.

Técnica 03 de como conseguir clientes para o seu negócio online – O Youtube pode ser seu braço direito em vendas

Sabe por quê?

Apenas porque o canal do Youtube é o segundo buscador mais acessado do mundo e está em 3º lugar como site mais acessado.

É comum o ato de buscar tutoriais, tirar dúvidas, buscar outras opiniões a respeito de tudo.

E quando digo tudo, é tudo mesmo

Faça um teste como usuário e tente achar algo que nunca pensou em pesquisar na internet, tenho certeza que encontrará algum material a respeito.

Sendo assim, é difícil imaginar um negócio online que não se apropria das oportunidades oferecidas pelo Youtube visando aumentar suas rendas.

Não fique nervoso, você não precisa ser expert, gravar e editar vídeo…

…Estamos falando de coisas mais simples do que isso, confira:

  • Anúncios patrocinados no Youtube em canais do mesmo nicho que sua oferta.
  • Crie hangouts (tira dúvidas ao vivo) para criar relacionamento.
  • Crie apresentações em power-point e divulgue seus produtos.

Mas claro, se você quiser criar e editar videos fique a vontade. É ótimo também!

Acredite, estes tipos de estratégia geram vendas automaticamente, uma vez que colocado no site, o engajamento acontece rapidamente.

TÉCNICA EXTRA

Ahh, achou que só iríamos deixar você com apenas 3 técnicas para captar clientes para o seu negócio digital?!?

Somos muito legais e queremos compartilhar uma técnica que deveria ser um segredo, mas, a nossa vontade e missão em compartilhar o máximo de informação para que você também tenha sucesso em seu negócio falou mais alto.

PRODUZA CONTEÚDO – BLOG

Acredite, ter um blog é uma ferramenta incrível de conversão de clientes.

Por meio de conteúdo interessante, você consegue atrair muitos usuários, criar engajamento e principalmente, desenvolver um relacionamento de forma a se tornar uma marca quase que essencial e muito importante na vida de seu futuro cliente.

Faça um blog, esteja disponível e aberto a sugestões, dúvidas e ao final do mês veja seu negócio crescer com apenas a técnica de relacionamento com o público digital.

Conclusão

Acredite, com quase ZERO de investimento, hoje, você consegue desenvolver o seu negócio online, criar estratégia de funil de vendas, desenvolver ações de captação de clientes e conseguir clientes para o seu negócio digital.

Não perca mais tempo, estude e descubra as oportunidades ideais para sua vida e para o seu negócio online.

Se precisar de mais uma ajuda, não hesite em nos chamar.  Deixe seu e-mail ou um comentário abaixo sobre sua experiência na busca de novos clientes.

“Cliente é o ativo mais importante de qualquer empresa online ou off-line, mesmo que não apareça no balanço.” Thomas Berry

Até mais!

Agradecimento a Freepik pela disponibilização das imagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *