34 Erros Fatais na Sua Loja Virtual que Fazem Você Parecer um Idiota, Perder Dinheiro e Ficar Sem Clientes

Rate this post

perigo

Você tem certeza que tem tomado as melhores atitudes para o crescimento da sua loja virtual?

Se você ficou na dúvida ou respondeu “não”, então você está lendo o post certo.

Se você respondeu “sim”, então, ou você já sabe tudo sobre o mercado de lojas virtuais ou está cometendo uma grande negligência.

O processo para alcançar clientes, fechar vendas e fidelizar é bem trabalhoso e você pode estar colocando tudo a perder cometendo erros fatais para sua loja virtual.

Alguns desses erros são tão bobos que você acaba ficando com cara de idiota perante seus clientes e concorrentes. Outros erros são tão críticos que você nunca mais verá seus potenciais clientes de volta à sua loja.

Mas, independente se são erros bobos ou críticos, todos eles farão você perder dinheiro, por isso são tão fatais ao seu negócio.

Foi pensando nisso que separei 33 erros que você precisa verificar se está cometendo na sua loja e impedindo o crescimento dela.

Aqui você vai poder identificar:

  • Erros de Segurança
  • Erros de Design e Funcionalidades
  • Erros de Administração e Planejamento
  • Erros de Marketing

Achou interessante?

Então compartilhe com seus amigosmnas redes sociais e continue lendo.

 

1-Não fez o planejamento

planejamento

Não é porque é um negócio online que você vai fazer de qualquer jeito. Planejar é um passo muito importante para quem deseja abrir um negócio, seja ele online ou não.

Um bom planejamento vai possibilitar que você conheça o mercado consumidor, concorrentes, fornecedores, clientes etc. Se você não planeja, com certeza sua loja virtual vai afundar. Não adianta ter um monte de ideais se você não as organizar para que possam ser utilizadas e otimizadas da melhor forma.

Dois ótimo métodos para fazer um planejamento de qualidade são o Canvas e o Plano de Negócios. Sugiro você começar pelo Canvas, ele é mais fácil e prático de montar e utilizar. Se você achar que ele não lhe atende, então passe para um Plano de Negócios, vai dar mais trabalho mas você terá um planejamento ainda mais sólido.

Se quiser aprender como utilizar um Canvas para seu negócio online veja este artigo.

2-Pensar apenas em vender

dinheiro

Óbvio que vender é super importante, se não fosse assim você não iria fazer uma loja virtual. Porém, você precisa focar também em valorizar sua marca. Deixar na mente dos clientes que sua marca é sinônimo de qualidade e confiança.

Quando queremos comprar um geladeira, logo vem na mente uma Brastemp. Quando queremos comprar um panela, logo vem na mente uma Tramontina. Quando queremos comprar um refrigerante, logo vem na mente uma Coca-Cola (na minha vem Fanta laranja, mas como ela também é da Coca-Cola está tudo em casa rsrs).

Mas você entendeu? Você precisa lutar para que sua loja virtual fique gravada na mente das pessoas como uma referência na hora de comprar.

Isso sim é fidelizar um cliente!

Pode ajudar muito escolher um nome simples para sua loja, fácil de pronunciar e de escrever.

3-Não ter um diferencial

diferente

O que é que tem na sua loja virtual que faz com que o cliente prefira comprar de você do que dos seus concorrente?

Você precisa ter um diferencial para atrair e fidelizar clientes. Você precisa inovar em relação aos seus concorrentes.

Os clientes já esperam por algo diferente, então proporcione isso a eles.

4-Ocultar informações de contato

contatos-escondidos

Isso é uma idiotice imensa!

Informações de contato são preciosas. Seu cliente precisa delas para confiar em você, ele precisa ter certeza de que se houver algum problema ele terá facilidade de falar com você para resolver, ele precisa tirar dúvidas para ter certeza de que aquele produto é o que vai realmente atender as necessidades dele.

Se na sua loja virtual não há campos de informação de contato ou se estão em difícil acesso, mude isso agora. Coloque em um lugar bem visível, um ótimo local é o cabeçalho, vai facilitar muito para seu cliente.

5-Ocultar gastos com frete

esconder-frete

Da mesma forma como informações de contato não devem ser ocultadas, as de frete seguem o mesmo conceito. Use de transparência com seu cliente para não perdê-lo.

Existem lojas que só enviam informações de frete por e-mail. Não tenha medo de expor os gastos do frete, se você mesmo acha caro, então reavalie sua estratégia de transporte e vendas para que possa oferecer um valor mais adequado.

Mas sempre coloque de forma visível o campo para cálculo do frete ou a informação do valor caso seja frete único. Seja honesto.

6-Falha no Atendimento

atendimento

Não adianta ter um monte de canais de atendimento se não der conta deles ou se a comunicação com o cliente for ruim.

As opções são várias: e-mail, telefone, chat, Facebook, SMS, Whatsapp, Skype… Tenha quantos canais de comunicação você puder ter com qualidade. Qualidade, neste caso, significa atendimento com resposta sem demora, linguagem adequada e resolução do problema com agilidade.

Se você só consegue dar conta do e-mail, então deixe só o e-mail ou contrate alguém para atender a telefonemas, por exemplo.

7-Ter uma logística ruim

logistica

Separação,controle de qualidade, transporte, entrega e devolução do produto devem estar muito bem pensados e harmonizados. Caso não estejam você pode deixar seu cliente muito frustrado e falhar na etapa de fidelização que poderia lhe render novas vendas para o mesmo cliente.

Coloque-se no lugar do seu cliente, até porque você também deve comprar online. Imagine então que você decidiu fazer caminhadas para ajudar no emagrecimento, mas percebe que não tem um tênis adequado e decide comprar um. Você pesquisa na internet, acha um muito bonito, confortável, próprio para caminhada e com bom preço, perfeito né. Só que não. O tênis que era para chegar em 5 dias, chega em 10 e ainda por cima vem com um furo bem na frente. Poxa vida, grande frustração! Você terá que enviar o produto de volta para poder trocar e esperar mais sei lá quantos dias ele chegar de novo na sua casa. Até lá você já desistiu da caminhada e engordou mais quilos ainda!

Entende o drama. Você não ira querer mais comprar naquela loja. Da mesma forma, se situações semelhantes acontecerem em sua loja virtual você vai perder o cliente certamente.

Empenhe-se em cada etapa, pense antes de fazer, contrate um serviço de transporte e entrega que tenha boas referências. E se você trabalha com outras pessoas, treine sua equipe para minimizar erros.

8-Não faz promoções

promocao

Todo mundo adora uma boa promoção. Não pense que você vai perder dinheiro com elas, pelo contrário, essa é uma ótima oportunidade para atrair novos clientes.

Clientes esses que além de comprar o produto em promoção ainda podem acabar comprando outros produtos de interesse da sua loja virtual.

Faça uso de datas comemorativas ao longo do ano para lançar suas promoções. Utilize também o aniversário da sua loja e o aniversário do próprio cliente para oferecer promoções.

9-Prometer e não cumprir

prometendo-dedos-cruzados

Se o frete só é grátis para produto acima de R$ 100, então seja franco com o cliente e deixe isso bem claro. Não minta para seu cliente, isso não vai ajudar nenhum pouco nas etapas de compra e de fidelização. O tiro vai sair pela culatra, porque além de não fechar a compra e perder o cliente, ele ainda vai sair falando mal da sua loja, e com razão né.

Publicidade negativa é tudo o que você não precisa!

Qualquer coisa que você venha a anunciar, prometer ao seu cliente trate de ter condições de cumprir. Atue com transparência em sua loja virtual.

10-Cadastro obrigatório antes de comprar

cadastro

Super desnecessário. Pense sempre em facilitar para o cliente e não em dificultar. Para que colocar obstáculos à compra. Pois é isso que o cadastro antes da compra é, um obstáculo. Muitas pessoas não vão querer preencher e simplesmente irão embora da loja sem comprar nada.

Coloque o cadastro na finalização da compra, afinal seu cliente vai querer receber o produto e para isso, é claro, vai precisar informar os dados básicos para entrega.

E veja bem, eu disse dados básicos, nada de exagerar na quantidade de dados para cadastro.

11-Não ter um produto estrela

estrela

O produto estrela é aquele produto que mais atrai clientes e mais se destaca na sua loja virtual.

Você precisa ter um produto que se destaque dos outros concorrentes, um produto que tenha diferenciais que superam a concorrência a ponto de ser a melhor oferta da internet para aquele produto.

Ao ver o seu produto estrela a pessoa deve sentir que será uma idiota se não comprar de você.

Trabalhe bem em cima desse produto. Frete, preço, descrição, fotos, anúncios, vídeos explicando como aquele produto atende as necessidades do seu cliente.

Você tem algum produto assim? Se não tem, comece a avaliar e trabalhar para ter um produto estrela.

12-Não classificar os produtos

pastas

Organize os produtos da sua loja em categorias. Não deixe tudo junto.

As categorias ajudar seus clientes a encontrarem o que querem e comparar características entre os produtos.

Quanto mais fácil for para o cliente, melhor é para ele e para você.

Nomeie as categorias com nomes fáceis e da forma como as pessoas pensam. Por exemplo, reflita, as pessoas geralmente falam/procuram smartphone ou celular? Elas geralmente falam/procurarm tinta para impressora ou cartuchos?

13-Não ter Certificado Digital (SSL)

ssl

A função do SSL é dificultar a interceptação do fluxo de dados entre a empresa e o cliente dentro do site. Para isso ele criptografa as informações transmitidas, então mesmo que sejam interceptadas por pessoas mal intencionadas elas não serão compreendidas.

Muitos consumidores já são orientados a sempre que forem fazer compras online a verificar se o site possui Certificado Digital. E isso é fácil de verificar, pois os sites que possui esse certificado apresentam protocolo HTTPS. Então se sua loja virtual não possuir você certamente perderá muitos clientes por isso.

Se você ainda não possui uma certificação digital para sua loja virtual, contrate uma o quanto antes.

14-Não se capacitar

estudar

Se você quer ter uma loja virtual realmente de sucesso você precisa se capacitar para isso. Estudar é preciso, pois você não é o dono do conhecimento.

Existem muitos cursos online que poderão lhe ajudar a desenvolver uma loja virtual de sucesso. O melhor deles, que eu conheço, é o Ecommerce Na Prática, do Bruno Oliveira.

15-Misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais

bagunca

Fazer essa mistura é o mesmo que dar um grande passo em direção ao fracasso. O controle financeiro é imprescindível para manter sua loja virtual em pleno funcionamento.

Você precisa manter a disciplina e a organização.

Defina um valor mensal que você vai retirar dos lucros da sua loja como se fosse seu salário. Retire esse dinheiro e deposite na sua conta pessoal, que, claro, deve ser separada da conta da sua loja virtual.

Pague as despesas da empresa com o dinheiro da conta da empresa e suas despesas você deve pagar o dinheiro que está na conta pessoal. Mantenha também uma planilha de orçamento para cada.

Assim você vai conseguir separar bem as finanças pessoais das finanças da empresa.

16-Site da loja virtual pouco intuitivo

editor-de-sites

É primordial se preocupar com a experiência de compra do usuário.

Em uma loja física o cliente não precisa fazer nada, ele simplesmente escolhe o produto e entrega o dinheiro. Mas na loja virtual ele faz tudo, ele procura o produto, busca as informações sobre ele, se cadastra no site, coloca dados de pagamento, dados de entrega etc.

Por isso, essa experiência ter que ser a mais fácil e simples possível, para que ele possa encontrar rapidamente o que procura e fazer o pagamento de forma segura e sem complicações.

17-Não ter nicho definido

objetos

Não tente vender de tudo em sua loja, se não você será concorrente direto de grandes redes de loja como Americanas e Magazine Luiza, por exemplo. A melhor estratégia para pequeno e micro empreendedores é definir um nicho.

Abra uma loja que seja especialista.

Exemplos:

  • Calçados: uma loja virtual especializada em vender tênis para corredores amadores.
  • Roupas: uma loja virtual especializada em roupas Plus Size.
  • Móveis: uma loja virtual especializada em móveis para apartamentos pequenos.
  • Bolsas: uma loja virtual especializada em bolsas de praia.

E por aí vai…

Pense no mercado da sua loja e então especialize-a.

Para saber exatamente como escolher o nicho perfeito, leia este artigo.

18-Design mal elaborado

design-mal-elaborado

Da mesma forma que muita gente julga um livro pela capa, um blogue começa a ser julgado pelo seu layout. Você pode até ter um ótimo conteúdo para oferecer aos seus leitores, mas um design mal elaborado no seu blog pode impedir que esse conteúdo tão bom seja lido.

Passe profissionalismo através do visual da página, pois isso é o que impacta primeiro o seu cliente. Pode acreditar, muita gente pode deixar de comprar no seu site por causa da aparência! Isso é principalmente importante para sites novos, que ainda não são bem conhecidos, não tem um público fidelizado ainda.

Defina uma identidade visual para seu negócio e utilize no seu blog. Faça uso de um template limpo, responsivo, fácil de navegar e de se encontrar o que precisa.

19-Não dar a devida atenção ao campo de busca da loja

campo-de-busca

Extremamente importante para melhorar os resultados de sua loja virtual. Então não negligencie essa ferramenta.

É bem irritante chegar em um site e não encontrar um campo de busca para que você possa achar mais facilmente o que procura. Ou então, o site possuir um campo de busca que mostra diversos resultados nada a ver com o que você quer. Isso pode inviabilizar compras.

Procure deixar bem visível o campo de busca, se possível que seja grande, no topo e que tenha filtros para especificar e facilitar a pesquisa. Com certeza seu cliente vai gostar muito disso.

20-Não possuir uma página com as políticas da loja

politicas-da-loja

Os clientes têm interesse em saber como funciona a entrega, como devem proceder em caso de troca ou devolução etc. E você vai ter bem menos problemas expondo essas informações, pois será resguardado de muitas confusões que podem ocorrer, inclusive processo judiciais.

Então deixe bem claro quais são as normas da sua loja virtual nas relações de compra e no uso do site.

21-Oferecer produtos com preços muito altos

preco-alto

Antecipe-se ao seu cliente e pesquise preços dos produtos que você vende em outras lojas virtuais.

Seu cliente com certeza vai pesquisar preço, pois se as pessoas fazem isso em lojas físicas, imagine virtuais que estão a cliques de distância!

Faça uma pesquisa de concorrência. Se você não pode oferecer um preço mais competitivo (menor), pelo menos nivele.

22-Não dar espaço para que os clientes avaliem seus produtos e sua loja

opiniao

Isso é imprescindível para o crescimento do seu negócio. Ao ouvir os clientes você tem a possibilidade de tomar novos rumos para melhorar seu negócio online. Saber onde está errando para corrigir e onde tem acertado para maximizar os acertos.

Não tenha medo de dar esse espaço para eles fazerem essas avaliações. Até porque isso já é tão comum nas lojas virtuais que se eles entrarem nas sua e não virem avaliações de outros clientes, vão com certeza estranhar e duvidar dos produtos e da idoneidade da sua loja virtual.

Não só garanta um espaço para avaliações, mas também estimule seus clientes a avaliar.

Outra coisa importante. Quando receber avaliações negativas não apague, pois vai causar péssima impressão. Utilize isso a seu favor, por exemplo, quando um produto tiver mais qualificações negativas provavelmente é hora de tirá-lo de sua loja e colocar um que atenda melhor as necessidades dos seus clientes.

23-Ignorar ou menosprezar as redes sociais

redes-sociais

As redes sociais são importantes aliados para aumentar sua presença online. Elas ajudam a manter a sua empresa na mente das pessoas e isso é muito importante quando o consumidor toma a decisão da compra.

Lembra daquele velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”?

Pois então, isso é muito válido para lojas virtuais. Faça uso das redes sociais para ser visto.

Tenha no mínimo uma página no Facebook ou um canal no Youtube, mas se tiver condições de manter o relacionamento com o cliente em outras redes sociais então utilize também. Se puder ir ainda mais longe, invista em anúncios nas redes sociais, assim você será ainda mais visto.

Porém, ao utilizar as redes sociais é necessário que você tenha cautela nas postagens e respostas aos clientes, para evitar problemas.

24-Problemas na finalização do pagamento

pagamento

Quando o dinheiro está quase entrando no seu bolso, de repente, cai em um bueiro. Já era! E é exatamente essa situação que acontece quando seu sistema de pagamento é deficiente e um cliente tenta fazer a compra na sua loja virtual.

Perder dinheiro assim é para chorar, porque o cliente já passou por todo seu funil de vendas e na hora H você o perde por um pequeno erro que se torna um grande problema. Você pode perder muito dinheiro e clientes assim. Então atenção!

Utilize um sistema de pagamento confiável e verifique você mesmo se realmente está funcionando como deve.

Outra coisa que pode fazer você perder dinheiro e clientes é utilizar um formulário de cadastro muito grande. Ninguém gosta de ficar preenchendo formulários imensos, muito menos na hora de comprar algumas coisa. Então utilize formulários simples, somente com as informações essenciais para a compra.

25-Ficar vulnerável a fraudes

cartao-de-credito

Infelizmente você precisa se preocupar com fraudes na sua loja virtual.

Fraude na loja virtual é quando a compra é realizada com cartão clonado, dados roubados são utilizados para fazer a compra.

Para se defender de fraude o ideal é que você contrate um sistema antifraude ou utilizar um intermediador de pagamento como o PagSeguro, por exemplo, que garante as vendas aprovadas por eles.

26-Ficar vulnerável a chargeback

duvida

Chargeback é o cancelamento da compra por cartão (crédito ou débito) quando a compra não é reconhecida pelo comprador.

Pessoas mal intencionadas podem comprar em sua loja virtual, receberem o produto e quando a fatura do cartão chega eles entram em contato com a administradora do cartão e dizem que não reconhecem a compra ou que não receberam o produto.

Existe uma maneira bem simples de se prevenir contra chargeback. Envie suas encomendas por AR e MÃO PRÓPRIA.

Com o serviço de AR, você terá um documento com a assinatura de quem recebeu. Com o serviço de Mão Própria, o produto somente será entregue para quem o comprou.

Juntando esses dois serviços,você terá dados suficientes para comprovar para a administradora do cartão que a vítima é você, pois se trata de um chargeback.

27-Poucas opções de pagamento

formas-de-pagamento

Para que dificultar para o cliente? Não faça isso, quanto mais fácil for para o cliente também será mais fácil para você conseguir a venda. Poucas formas de pagamento disponíveis inviabilizam muitas compras.

Se você oferece apenas pagamento por cartão de crédito acaba perdendo clientes que não possuem cartão ou que não se sentem seguros de utilizá-lo na internet. Ou se você só oferecer boleto, por exemplo, perde clientes que precisam parcelar a compra.

Ofereça o máximo que puder de opções de pagamento em sua loja virtual, o retorno vale a pena.

28-Não delega tarefas

delegar-tarefas

Você pode até começar sozinho, mas a medida que seu negócio com a loja virtual for crescendo você vai precisar de ajuda. Se você ficar querendo fazer tudo sozinho, tudo vai desandar e o bom crescimento da loja vai se tornar decréscimo.

Se está com muitas tarefas contrate pessoas qualificadas para lhe ajudar e delegue as tarefas. Isso será muito bom para você, que terá mais tempo para questões pessoais e também será muito bom para a loja.

29-Imagens de baixa qualidade

imagem-ruim

Um coisa você tem que ter em mente. Quando o cliente compra em uma loja virtual, ele compra a foto, compra a descrição porque é o que ele tem disponível já que o produto ele não pode ter contato, não pode ver pessoalmente.

Mostre fotos de todos os ângulos possíveis, fotos grandes para facilitar enxergar os detalhes, com alta resolução e com o produto bem iluminado.

É interessante também que haja fotos no qual o produto esteja sendo utilizado para o fim ao que foi criado. Por exemplo, se você está vendendo um casaco, então também coloque fotos de uma pessoa com ele no corpo.

Se o produto apresenta opções de cores, mostre fotos com as opções então. Quanto mais explorar o uso das fotos melhor para o cliente superar o fato de não poder ver pessoalmente o produto.

30-Descrições vagas sobre o produto

descricao-de-produto

Antes de clicar em “comprar” seu cliente quer ter certeza do que está comprando. Além das fotos, a descrição é primordial para que isso ocorra.

Ela tem quer ser a mais detalhada e honesta possível. Quanto mais detalhes do produto você colocar melhor. Isso também vai reduzir muito o número de perguntas dos clientes que você terá que responder. Uma descrição bem feita é muito bom para você e muito bom para o cliente também.

Invista bastante tempo na descrição, além dos benefícios ditos acima, a descrição ainda tem grande relevância na indexação da sua página pelo Google, para que ela apareça nos resultados de busca quando um cliente em potencial procurar um produto na internet.

31-Não apresentar produtos relacionados

microfones

Eu sei, eu sei… isso é apenas um detalhe. Mas pode acreditar, detalhes fazem muita diferença. E este pode fazer a diferença na sua quantidade de vendas para um mesmo cliente.

Seria ótimo estar comprando uma blusa e logo em baixo aparecesse uma saia que forma um look perfeito com ela. Levo a blusa e a saia! Pronto, duas vendas em uma sacada só.

Apresentar produtos relacionado é uma estratégia de venda muito interessante para você aplicar em sua loja virtual. Então utilize uma plataforma que tenha essa funcionalidade e que você possa personalizá-la.

32-Escolha errada da plataforma de e-commerce

plataforma

Faça um favor a você mesmo, nada de improvisar na escolha da plataforma de e-commerce.

A plataforma de e-commerce é o coração da sua loja virtual. Se o coração bater descompassado acarretará problemas em todas as outras áreas.

Nada de escolher uma plataforma “mais ou menos” só para começar. Esse é um investimento que deve ser bem pensado e bem feito desde o início. Trocar de plataforma depois pode ser bem problemático. Dê máxima atenção a isso.

Se não puder começar em uma boa plataforma de início então faça uso de marketplace enquanto junta dinheiro para obter e manter uma plataforma de qualidade.

33-Não utilizar estratégias de marketing

email-marketing

Ficar esperando as vendas caírem do céu é muita tolice. As pessoa não vão adivinhar que sua loja existe, você precisa divulgar a existência dela.

Ignorar os ótimos resultados que o marketing pode trazer para sua loja virtual é um erro muito grande. Sem o marketing sua empresa vai falir em um estalar de dedos.

Você precisa marcar presença na internet, aparecer nos buscadores de grande renome, oferecer conteúdo de qualidade, construir relacionamento com clientes e clientes em potencial pelas redes sociais. Use e abuse do marketing o quanto lhe for possível para dar um up em sua loja virtual.

Se quiser saber mais sobre estratégias de marketing e aumentar suas vendas, leia este artigo.

34-Deixar de lado a supervisão

administradora

Supervisionar é imprescindível para a correta tomada de decisão referente a sua loja virtual. Supervisione o comportamento dos visitantes, quantidade de vendas, funcionamento da loja, atividade dos funcionários, andamento das campanhas de marketing e tudo mais que envolver sua loja virtual.

O Google Analytics pode ser seu grande aliado na supervisão, mas também sua monitoração presente nas diversas etapas e áreas da sua loja virtual também é necessária.

Conclusão

Não perca essa chance de alavancar suas vendas e fidelizar clientes.

Eu listei os erros, mas isso só vai fazer diferença real nos seus negócios se você fizer uma verificação passo a passo na sua loja virtual e corrigir os erros que encontrar.

Ficou com alguma dúvida?

É só deixar nos comentários que terei imenso prazer em responder.

Até mais!

Agradecimento ao Freepik, Pixabay e Vecteezy pelo fornecimento das imagens.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *